MODA/BELEZA

TEMOS QUE TER UM CUIDADO MAIOR COM AS UNHAS DURANTE A PANDEMIA

CUIDADO COM AS UNHAS DURANTE A PANDEMIA

Por Lucia Souza

Pandemia também é tempo de cuidados especiais com as unhas e dar uma trégua no uso contínuo de esmalte. Desta forma você evita riscos de infecção por fungos, enfraquecimento e ressecamento.

Aproveitar a quarentena para fazer um ‘detox’ das unhas pode trazer benefícios futuros.

O uso de esmalte sem pausa pode predispor a infecção das unhas por fungos, além disso pode gerar enfraquecimento e ressecamento. Como durante a quarentena muita gente não está esmaltando as unhas, essa pode ser uma das boas práticas nesse momento. A dermatologista Fernanda Seidl, do Rio de Janeiro, explica que o uso contínuo de esmaltes deixa as unhas fracas e aumenta a probabilidade de desenvolver algum tipo de micose.

A médica diz ainda que o uso contínuo de esmalte impede a hidratação da placa ungueal, tornando as unhas mais frágeis e quebradiças. “Os fungos que causam as micoses são oportunistas e se proliferam em ambientes úmidos e abafados. Com o uso contínuo de certa forma abafa as unhas deixando-as mais vulneráveis a essa doença, independentemente da cor do esmalte. E os tons mais escuras, inclusive, tendem a deixar a unha amarelada”, ressalta.

A dermatologista sugere aproveitar esse período de pandemia para deixar as unhas ao natural. “A quarentena é um bom momento para deixar as unhas sem esmalte ou base e hidratar as mãos com frequência. Existem hidratantes específicos para mãos e para as unhas no mercado. Uma boa dica é usar óleo de amêndoas, por exemplo. Ele cumpre muito bem a função de hidratar”, avisa.

A doutora Fabiana Seidl recomenda que as unhas estejam bem cortadas, lixadas e sem a retirada das cutículas, promovendo assim uma proteção contra a entrada de microorganismos na pele ao redor das unhas. “Quando ressecadas, as  cutículas geralmente incomodam, por isso a hidratação é importante. Empurrar as cutículas gentilmente e retirar com alicate as partes mais incômodas não está proibido.

O que não recomendável são unhas compridas, mesmo que higienizadas, pois funcionam como um reservatório para vírus, bactérias e fungos”, destaca a dermatologista.

A médica sugere ainda a troca da acetona pelo removedor de esmalte ou óleo de banana. “A acetona fragiliza as unhas”, finaliza.

Related posts

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

Marco Moraes

AS NOVIDADES DA CIRURGIA PLÁSTICA EM TEMPOS DE COVID-19

Marco Moraes

BOTOX, ONDE E QUANDO DEVE SER APLICADO ? OS DOUTORES EXPLICAM.

Marco Moraes

Comentar