MODA/BELEZA

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

NA TERCEIRA OU NA MELHOR IDADE, EXERCÍCIOS FÍSICOS SEMPRE TRAZEM ÓTIMOS BENEFÍCIOS 

Por Lucia Souza

Imagens divulgação

Trabalhar as qualidades condicionais – força, resistência e flexibilidade – e as informacionais – botar o cérebro para pensar e ter ritmo – são alguns dos benefícios da hidroginástica para a terceira idade, melhorando a circulação sanguínea e aliviando as articulações.

É o que garante o professor de Educação Física, Alexandre Gama, que há 33 anos dá aulas para alunos da terceira idade personalizadas e coletivas. Nem mesmo as aulas sendo online por conta da pandemia tira o ânimo de seus alunos da terceira idade. Como por exemplo a dona Edith, que completará 95 em agosto, e pelo avanço da idade não pôde mais morar sozinha no condomínio Riviera. Foi morar com a filha em outro endereço da Barra da Tijuca e agora faz aulas particulares de ginástica com Alessandro.

Alessandro Gama se encantou de tal forma com as aulas de hidroginástica que ministra há 28 anos para adultos, com foco nos idosos, no condomínio Riviera, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que fez sua tese de mestrado sobre o assunto. Suas aulas no Riviera são só de hidroginástica e estão sempre cheias.

O professor de Educação Física e que trabalha com terceira idade há 15 anos, Marcello Magno Endes Ayres explica que não existe exercício mais indicado para idoso. “É preciso fazer uma avaliação médica, física, restrições que idoso pode ter ou não”.

Marcello diz que se tudo estiver ok o aluno vai partir para um exercício físico que trabalhe força, equilíbrio e flexibilidade que pode ser feito em casa, numa academia ou até mesmo hidroginástica. ”Em alguns idosos o benefício é maior fora do que dentro d’água. Hoje em dia é mais comum se exercitarem na academia. Mas com a pandemia aumentaram os alunos que treinam em casa e online”, avalia Marcello.

Ele afirma que na academia existem mais recursos do que nas aulas em casa, presenciais e online. Mas nem por isso vão faltar pesos. “Quando a aula é na casa do aluno levo meus próprios halteres, caneleiras e elásticos. Na falta deles, pacotes de feijão, arroz, farinha e uma bola de borracha tipo dente de leite quebram o galho”, revela.

Marcello ressalta o risco ao que o aluno da terceira idade pode se expor é o de queda. Por isso ele recomenda que alunos da terceira idade só se exercitem com alguém ao lado. “Seja a aula na academia, pela internet ou celular ter a cuidadora ou alguém de confiança ao lado ajuda mais ainda”, conclui.

Related posts

ALINE MALAFAIA EMAGRECEU OITO QUILOS DURANTE A QUARENTENA

Marco Moraes

A VERDADE SOBRE A VITAMINA “D”.

Marco Moraes

TEMOS QUE TER UM CUIDADO MAIOR COM AS UNHAS DURANTE A PANDEMIA

Marco Moraes

Comentar